X
Menu

O PrEP1519 se adaptou para continuar oferecendo os serviços de prevenção durante as medidas de isolamento e distanciamento social da pandemia de COVID-19. Incluímos o atendimento via telessaúde, envio de kits de prevenção para os endereços indicados pelos participantes, e agendamento de exames para evitar aglomerações nas clínicas do PrEP1519.

Através de um sistema de prontuário eletrônico que atualiza as informações em tempo real, os profissionais das clínicas podem também acompanhar os jovens de forma remota, mantendo as rotinas de monitoramento clínico, e diminuindo o tempo de espera.

Na necessidade do jovem ir à clínica do projeto, as visitas são agendadas previamente com o objetivo de evitar aglomerações. As clínicas também se adaptaram para seguir todas as orientações da OMS, disponibilizando equipamentos de proteção para os profissionais e álcool em gel para higienização das mãos em toda a clínica.

Participantes de Salvador e São Paulo puderam ser acompanhados pelos profissionais da clínica via smartphone, por mensagens, chamadas de vídeo ou texto. Além disso, as redes sociais do projeto foram utilizadas para distribuir kits de prevenção com camisinha gel lubrificante, “chuca” (higienizador íntimo) e outros itens. 

“O estudo PrEP1519 decidiu continuar seu trabalho durante a pandemia e conseguiu adaptar-se rapidamente à nova situação graças à infraestrutura de mídia social e tele-monitoramento criada para alcançar o nosso público-alvo”, explica a Dra. Inês Dourado, coordenadora do projeto e professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A coordenadora pontuou ainda que essas novas ações trouxeram aprendizados importantes para a implantação das políticas de PrEP durante a pandemia de COVID-19: “essas mudanças foram bem recebidas por nossos participantes e poderão ser mantidas mesmo após o fim das restrições de distanciamento físico”.

Share